Icone do agendar Agendar
consulta

Artigos e Notícias

Home / Artigos e Notícias
14jul

Icone postado por Postado por: Dr Diego Astur

Condromalácia patelar: causas, sintomas e abordagens terapêuticas.

A condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho que ocasiona dor e inflamação no local. Este desgaste está associado a uma sobrecarga da articulação que acaba causando lesão e assim, gerando-se a dor.

O encaixe ruim entre os ossos da patela e da tróclea femoral gera o desgaste cartilaginoso. Quando intensificamos as atividades do dia a dia, ou esportiva, realizamos o movimento do encaixe mais vezes, e isso gera um maior desgaste. Quanto maior o desgaste, maior o processo inflamatório e destruição osteocondral, muitas vezes, aumentando a dor. 

O desequilíbrio da musculatura ao redor do joelho, principalmente os músculos mediais x músculos laterais pode favorecer o encaixe ruim entre os ossos, mesmo que as estruturas ósseas tenham um formato adequado e funcional. Isso ocorre principalmente em mulheres que começam abruptamente a realizar atividade física, sem um preparo adequado e reequilíbrio da musculatura.

Mesmo assim, tem outras pessoas que nascem ou se desenvolvem com um formato ruim do osso. Desta forma, as peças não se encaixam adequadamente quando necessário, aumentando também a sobrecarga e dor nos movimentos de flexão e extensão do joelho.

Cuidado com o esporte praticado. Mudanças repentinas na modalidade podem exigir dos músculos funções diferentes. Isso pode ocasionar uma sobrecarga patelofemoral, favorecendo o início dos sintomas da condromalácia, ou condropatia patelar.

Dentre os sintomas, podemos destacar dores leves ou ao redor da patela, inchaço, ruídos (cliques) ao se movimentar e em alguns casos, até ardência.

O tratamento é complexo e envolve cuidar da consequência ( condromalácia/condropatia patelar), mas também da causa destes problemas (instabilidade patelofemoral). As modalidades terapêuticas variam desde a reabilitação fisioterápica até complexas cirurgias do joelho. Procure um ortopedista e entenda melhor o seu caso!

Todos os comentários

Escreva um comentário

Comentário enviado com sucesso.

Aguarde à aprovação do mesmo!

Houve um erro ao enviar seu comentário.

Icone de carregamento