Icone do agendar Agendar
consulta

Artigos e Notícias

Home / Artigos e Notícias
04out

Icone postado por Postado por: Dr Diego Astur

A corrida e a saúde do joelho.

Por muito tempo se acreditou que correr prejudica o joelho a longo prazo, apesar de nunca ter surgido nenhuma evidência científica sobre o assunto. Muito pelo contrário, o que se sabe, é que correr não provoca desgastes nos joelhos, e que o principal fator de risco para a artrose, um grande desgaste ou até mesmo precisar de uma prótese é o sedentarismo, e não a corrida.

A verdade é que a corrida só pode trazer malefícios para os joelhos no caso de má execução. Fora isso, estudos têm comprovado cada vez mais que ela pode servir tanto para atuar na prevenção, como no tratamento de doenças que possam acometer nos joelhos e nas articulações.

É importante que os corredores de plantão tenham hábitos de realizar exercícios de mobilidade e de força, justamente para evitar lesões que podem causar problemas mais sérios. Outra boa orientação é consultar o médico ortopedista antes de começar o hábito da corrida, para saber se o seu corpo está apto a realizar o exercício.

Você sendo um atleta, ou alguém que quer apenas perder peso, também é ideal ter o acompanhamento de um personal para auxiliar na prática correta dos movimentos e na avaliação de desempenho com uma planilha de fortalecimento e periodização.
Os benefícios que a corrida traz para o indivíduo vão muito além de se manter em forma. Ela também auxilia muito na prevenção e na saúde das articulações do joelho. Se necessário, pode ajudar até mesmo no tratamento. Mas muita atenção! Caso você tenha dúvidas sobre execução, consulte um ortopedista para receber uma orientação mais assertiva e minimizar os riscos de lesão.

Todos os comentários

Escreva um comentário

Comentário enviado com sucesso.

Aguarde à aprovação do mesmo!

Houve um erro ao enviar seu comentário.

Icone de carregamento