Icone do agendar Agendar
consulta

Artigos e Notícias

Home / Artigos e Notícias
24jul

Icone postado por Postado por: Dr Diego Astur

Torceu o joelho jogando futebol ? E agora, será que voltarei a jogar?

Você torceu o joelho jogando futebol? É muito provável que tenha lesado o seu menisco ou o seu ligamento cruzado anterior. Mas afinal, o que são essas estruturas que até em programa esportivo se comenta tão frequentemente? Pois é... Se fizermos uma associação com um carro, o menisco é o amortecedor e o ligamento cruzado anterior (LCA) é o freio do joelho.

A intensidade de esportes de contato, que cursam com mudanças bruscas de movimento, colocam essas estruturas em risco. Dividiu uma bola, girou o corpo sobre o joelho, prendeu a chuteira no chão durante o movimento: todas estas situações são comumente relatadas. Em seguida, um estalo e o inchaço do joelho. Mais tarde, a sensação de que algo está solto dentro do joelho. Sinto dizer que você, provavelmente, entrou para o time dos que frequentam o departamento médico, e que realmente tem alguma lesão importante. 

O ligamento cruzado anterior quase sempre precisa ser reconstruído. Isso significa cirurgia, um bom tempo de afastamento dos gramados e muita dedicação nas sessões de fisioterapia. A cirurgia é bem conhecida entre os profissionais da área e envolve a retirada de um tendão da mesma perna operada para fazer o papel do novo ligamento (enxerto ligamentar). Alguns parafusos para fixar as suas extremidades, e finalmente o seu freio está restabelecido. Mas cuidado! Se não seguir todo o protocolo nos meses que seguem (fisioterapia), a chance de lesar novamente este ligamento é grande. E aí, começa tudo de novo. Chamamos de falha da reconstrução do LCA e a cirurgia de revisão do LCA.

Já o menisco — o amortecedor do joelho — pode ou não precisar de operação. E a cirurgia pode variar entre costurar o mesmo (sutura do menisco) ou apenas ressecar a parte lesada (meniscectomia). Essa decisão cabe ao cirurgião de joelho, que baseado em várias características da lesão e do paciente, decidirá o melhor a ser feito. 

Portanto, boleiros de plantão, previnam-se, tomem os devidos cuidados para não acontecer isso com vocês. E para aqueles que tiveram a lesão, bom tratamento, em breve vocês estarão jogando novamente!!

Todos os comentários

Escreva um comentário

Comentário enviado com sucesso.

Aguarde à aprovação do mesmo!

Houve um erro ao enviar seu comentário.

Icone de carregamento