Artigos e Notícias
Home / Artigos e Notícias
Postado por: Dr Diego Astur
O que significa infiltração do joelho nos dias de hoje?
Você se lembra de quando íamos ao médico e ele queria fazer uma infiltração no joelho? Naquela época, era muito comum jogadores de futebol realizarem esse procedimento antes de uma partida, quando apresentavam dor intensa no joelho. O produto era o CORTICÓIDE. Melhorava a dor? Melhorava. Mas no fundo, estava apenas aliviando os sintomas. A longo prazo, as vantagens poderiam virar desvantagens.
Hoje em dia, quando falamos em realizar uma infiltração com ácido hialurônico ou viscossuplementação do joelho, a proposta é completamente diferente. A ideia é proteger a articulação e tentar impedir o avanço do processo degenerativo do joelho.
Mas quando devemos usar esse produto?
A aplicação do ácido hialurônico no joelho deve ser realizada quando temos alguma doença da cartilagem: seja por conta de um atrito repetitivo entre os ossos, que normalmente resulta na condromalácia ou condropatia patelar; seja por conta de um acidente que machucou a cartilagem em um local específico da articulação; seja por conta do surgimento da artrose do joelho, ou gonartrose, que está destruindo toda a superfície cartilaginosa do joelho.
Mas o que é a tal da superfície cartilaginosa do joelho?
A cartilagem é uma capa lisa, quase sem atrito que torna os movimentos articulares tão perfeitos. Costumo dizer que parece com uma bola de sinuca. A lesão da cartilagem, seja ela localizada (condromalácia) ou difusa (osteoartrose do joelho), é quando essa bola de sinuca começa a parecer com uma bola de tênis, rugosa, “esfiapante”. E neste momento, no início da lesão, preencher essas falhas da cartilagem com o ácido hialurônico pode ser bastante benéfico:
- Para criar um meio mais limpo, mais saudável dentro da articulação do joelho, eliminando o líquido sinovial inflamado e sendo ocupado por líquido viscoso límpido e novo.
- Para tentar impedir o avanço do processo degenerativo do joelho.
- Para aliviar ou eliminar alguns dos sintomas dessa lesão, como a dor e o ranger do joelho.
Muitas marcas podem ser encontradas em nosso meio. Algumas delas são: Synvisc®, Opus Joint®, Synovium®, Renehavis®, Orthovisc®, Fermathron®, entre outras. Cada uma tem suas características específicas, mas todas com o intuito de proteger a cartilagem.
A aplicação pode ocorrer com ou sem uso de anestésico, com ou sem corticóide associado, em uma única aplicação, ou em aplicações seriadas por 3-5 semanas. Os efeitos colaterais são poucos, geralmente relacionados com algum incômodo nos primeiros dias pós-aplicação. Espera-se que em 6-8 semanas os efeitos comecem a aparecer, geralmente acompanhados do alívio dos sintomas.
Mas atenção: a medicação sozinha não faz milagre. Ouça seu médico, associe as terapias combinadas que ele te sugerir, para que o resultado do tratamento seja ainda melhor.
Todos os comentários
Escreva um comentário
Comentário enviado com sucesso.
Aguarde à aprovação do mesmo!
Houve um erro ao enviar seu comentário.