Prof. Dr. Diego Astur

Home / Prof. Dr. Diego Astur

Sobre o Prof. Dr. Diego Astur

Foto do Prof. Dr. Diego Astur

Sobre o Prof. Dr. Diego Astur

Titulação:
Professor Afiliado do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Doutorado e Pós-doutorado em Ciências - Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Chefe do Grupo de Joelho do Centro de Traumatologia do Esporte do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Membro do Grupo de Lesões por Sobrecarga do Centro de Traumatologia do Esporte do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Orientador do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Assistência:
Em 2012, foi um dos fundadores do Ambulatório do Futebol e Lesões por Sobrecarga no Centro de Traumatologia do Esporte da EPM/ UNIFESP, desenvolvendo inúmeras pesquisas e publicações em parceria com a Federação Paulista de Futebol. Em 2014, o Centro de Traumatologia do Esporte da EPM / UNIFESP se tornou Centro FIFA de referência médica.

Em 2017 assumiu a coordenação e chefia do Grupo do Joelho do Centro de Traumatologia do Esporte da EPM / UNIFESP , no qual permanece até os dias de hoje.

Ensino:
Membro da Comissão de Graduação do Departamento de Ortopedia, atuando na formação dos alunos de medicina da EPM / UNIFESP, entre os anos de 2012 e 2017.

Preceptor dos residentes (R3 e R4) que estagiam no Centro de Traumatologia do Esporte.

Preceptor dos especializandos (R4) em Cirurgia do Joelho do Instituto Cohen.

Pesquisa:
Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física da EPM/UNIFESP

É membro honorário e vitalício da American Orthopaedic Society for Sports Medicine (AOSSM), participando também de sociedades nacionais e internacionais, como a American Academy of Orthopedic Surgeons (AAOS), International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS), Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e Sociedade Brasileira de Traumatologia do Esporte (SBRATE).

Atua ativamente nos Congressos e Sociedades de especialidades, ministrando aulas relacionadas a cirurgia do joelho e lesões por sobrecarga, como fratura por estresse, lesões musculares, e tendinites, além da apresentação de projetos de pesquisa, que já renderam mais de 8 prêmios nos últimos congressos realizados.

A Titulação

  • Professor Doutor Afiliado do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).
  • Chefe do Grupo de Joelho do Centro de Traumatologia do Esporte do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).
  • Membro do Grupo de Lesões por Sobrecarga do Centro de Traumatologia do Esporte do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).
  • Orientador do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).
  • Em 2020, concluiu seu Pós-Doutorado pelo Programa de Pós- Graduação em Cirurgia Translacional (CAPES nota 6) da EPM/UNIFESP.
Logo da Unifesp
Logo da DT
Logo da Unifesp
Logo da CETE
imagem de fundo dos números

Os Números

Currículos Virtuais

Sociedades Participantes

Mais informações

Estágios Internacionais

Principais Participações em Congressos

2020 Anterior Cruciate Ligament Study Group, Kitzbuhel, Austria

2019 Congresso Brasileiro de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, Rio de Janeiro – Brasil

2019 Congresso da ISAKOS - International Society Arthroscopy, Knee Surgery, and Orthopedic Sports Surgery, Cancún – México

2019 International Child and Adolescent Knee Congress, Sheffield – Inglaterra

2018 Jornada Científica de Traumatologia do Esporte da SBOT/SC – Criciúma – Brasil

2018 Jornada do Departamento Médico do Avaí Futebol Clube, Florianópolis – Brasil

2018 Congresso Norte Nordeste de Ortopedia e Traumatologia, Maceió – Brasil

2018 Curso de Atualização em Menisco, São Paulo – Brasil

2018 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, Rio de Janeiro – Brasil

2017 Congresso de 20 anos do Centro de Traumatologia do Esporte da EPM/UNIFESP, São Paulo – Brasil

2017 Congresso da ISAKOS - International Society Arthroscopy, Knee Surgery, and Orthopedic Sports Surgery, Shanghai – China

2017 Congresso Brasileiro de Traumatologia do Esporte, Curitiba – Brasil

2016 Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, Costa do Sauípe – Brasil

2016 Congresso Americano de Ortopedia, Orlando – Estados Unidos

2015 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, São Paulo – Brasil

2015 Congresso Brasileiro de Traumatologia do Esporte, São Paulo – Brasil

2015 Congresso da ISAKOS- International Society Arthroscopy, Knee Surgery, and Orthopedic Sports Surgery, Lyon – França

2014 Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, Maceió – Brasil

2013 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, Curitiba – Brasil

2013 Congresso da ISAKOS- International Society Arthroscopy, Knee Surgery, and Orthopedic Sports Surgery, Toronto – Canadá

2012 Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, Praia do Forte – Brasil

2012 Congresso da AOSSM – American Orthopedic Society for Sports Medicine, Baltimore – Estados Unidos

2011 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, São Paulo – Brasil

2011 Congresso da ISAKOS - International Society Arthroscopy, Knee Surgery, and Orthopedic Sports Surgery, Rio de Janeiro – Brasil

2010 Congresso Americano de Ortopedia, New Orleans – Estados Unidos

2010 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, Brasília – Brasil

2009 Congresso Americano de Ortopedia, Las Vegas – Estados Unidos

2009 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, Rio de Janeiro – Brasi

2009 Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia do Pé, Florianópolis – Brasil

2008 Congresso Americano de Ortopedia, São Francisco – Estados Unidos

2008 Congresso Brasileiro de Trauma, Curitiba – Brasil

2008 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, Porto Alegre – Brasil

2007 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, São Paulo – Brasil

2007 Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia do Pé, Caldas Novas – Brasil

Prêmios e Menções

2019 1º lugar como melhor Artigo Científico de pesquisa clínica publicado no ano de 2019 pela revista americana Arthroscopy: The Journal of Arthroscopic & Related Surgery, intitulado: "The presence of the Arthroscopic "floating meniscus"sign as an indicator for surgical intervention in patients with combined anterior cruciate ligament and grade II medial collateral ligament injury

2019 1º lugar como Melhor Tema Livre do V Congresso da Sociedade Brasileira de Traumatologia do Esporte intitulado: Higher Gene Expression of Healing Factors in Anterior Cruciate Ligament Remnant in Acute Anterior Cruciate Ligament Tear.

2019 2º lugar como Melhor Tema Livre do XXIII Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará intitulado: Caracterização radiológica de pacientes esquematicamente imaturos com lesão do ligamento cruzado anterior e meniscal.

2017 1º lugar como Melhor Tema Livre do IV Congresso da Sociedade Brasileira de Traumatologia do Esporte intitulado: Estudo de Polimorfismos de DNA em genes de colágeno e metaloproteinases relacionados a lesão do ligamento cruzado anterior.

2016 1º lugar como Melhor Tema Livre Joelho Esportivo do 16º Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho intitulado: Identificação dos genes de referência para a investigação da expressão gênica na lesão do LCA.

2016 1º lugar como Melhor Pôster Joelho Degenerativo do 16º Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho intitulado: Cinemática angular após Artroplastia Total do Joelho: plataforma tibial fixa versus móvel.

2015 1º lugar como Melhor Tema Livre do 3º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Traumatologia do Esporte intitulado: Functional Assessment Of Patients Subjected To Autologous Osteochondral Transplantation To Treat Patellar Chondral Injuries: Evaluation From The Preoperative Period To Return To Sport.

2015 3º lugar como Melhor Tema Livre do 3º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Traumatologia do Esporte intitulado: Impacto do esporte na saúde de ex-jogadores profissionais de futebol no Brasil.

2012 Membro Honorário e Vitalício da AOSSM (The American Orthopaedic Society for Sports Medicine).

Capítulos e Livros Publicados

2020 Capítulo de livro: Joelho Agudo. 1ª edição. Reconstrução anatômica do ligamento cruzado anterior.

2020 Capítulo de livro: Joelho Agudo. 1ª edição. Reconstrução do ligamento cruzado anterior pela técnica all-inside.

2020 Capítulo de livro: Joelho Agudo. 1ª edição. Ligamento cruzado anterior em paciente com esqueleto imaturo. Tratamento cirúrgico da lesão do LCA.

2020 Capítulo de livro: Joelho Agudo. 1ª edição. Lesão do ligamento cruzado anterior em paciente com esqueleto imaturo. Tratamento cirúrgico – Técnicas.

2020 Capítulo de livro: Joelho Agudo. 1ª edição. Lesão do ligamento cruzado anterior em paciente com esqueleto imaturo. Reconstrução transepifisária total do LCA.

2020 Capítulo de livro: Joelho Agudo. 1ª edição. Lesão do ligamento cruzado anterior em paciente com esqueleto imaturo. Reconstrução transfisária do LCA.

2019 Capítulo de livro: Transplante de Condrócitos. Classificações em Ortopedia. 3ª edição | Da Simulação à prática – Cirurgia do Joelho.

2018 Autor de livro: Fraturas por estresse. 1. ed. São Paulo: Leitura Médica, 2018. v.1. 103 p.

2017 Capítulo de livro: Lesões Ligamentares e Instabilidade Articular Joelho. In: Durval Rosa Borges. (Org.). Atualização Terapêutica de Prado, Ramos e Valle- Diagnóstico e Tratamento. 26 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014, p. 325.

2017 Capítulo de livro: Meniscus Restoration. Bio-Orthopaedics. 1 ed. Berlim Springer, 2017, v.1, p.135-138.

2017 Capítulo de livro: Orthopedic Sports Disorders: Genetic and Molecular Aspects. Bio-Orthopaedics. 1 ed. Berlim Springer, 2017, v.1, p.363

2015 Autor de livro: Classificações em Ortopedia e Traumatologia. 2. ed. São Paulo: Manole, 2015. v. 1. 274 p.

2016 Autor de livro: Perguntas e respostas em Cirurgia do Joelho.1 ed. São Paulo: Manole, 2016.

2014 Capítulo de livro: Diagnosis of Failed ACL Reconstruction. In: Robert Marx. (Org.). Revision ACL Reconstruction. 1ed.New York: Springer New York, 2014, v. 273, p. 23-31.

2014 Capítulo de livro: Lesões Ligamentares e Instabilidade Articular Joelho. In: Durval Rosa Borges. (Org.). Atualização Terapêutica de Prado, Ramos e Valle - Diagnóstico e Tratamento. 25 ed.Porto Alegre: Artes Médicas, 2014, p. 325.

2014 Capítulo de livro: Lesões ligamentares e Instabilidade Articular – Joelho. In: Álvaro Nagib Atallah; Dario Birolini; Durval Rosa Borges. (Org.). Atualização Terapêutica de Prado, Ramos e Valle Urgências e Emergências. 25 ed.Porto Alegre: Artes médicas, 2014, p. 223.

2014 Capítulo de livro: Patellar Chondral Injury Treated with Autologous Osteochondral Transplantation. In Alberto Gobbi (Org.) The Patellofemoral Joint. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2014, p. 231-237.

2014 Capítulo de livro: Lesão do Ligamento Cruzado Anterior. In: Moisés Cohen; Rene Abdalla. (Org.) Lesões nos Esportes. V. Lesão do Ligamento Cruzado Anterior. 2ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2014, p. 698-707.

2014 Capítulo de livro: Ruptura ligamentar em pacientes esquematicamente imaturos. In: Moisés Cohen; Rene Abdalla. (Org.) Lesões nos Esportes. 2ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2014, p. 718-724.

2014 Capítulo de livro: Tendinopatia Patelar. In: Moisés Cohen; Rene Abdalla. (Org.) Lesões nos Esportes. Tendinopatia Patelar. 2ed.Rio de Janeiro: Revinter, 2014, p. 822-827.

2014 Capítulo de livro: Lesão Muscular. In: Moisés Cohen; Rene Abdalla. (Org.) Lesões nos Esportes. Lesão Muscular. 2ed.Rio de Janeiro: Revinter, 2014, p. 828-835.

2014 Capítulo de livro: Lesão no Skate. In: Moisés Cohen; Rene Abdalla. (Org.)Lesões nos Esportes. Lesão Skate. 2ed.Rio de Janeiro: Revinter, 2014, p. 1073-1076.

2013 Capítulo de livro: Lesões na Criança. In: Moisés Cohen. (Org.). Manual de Ortopedia DOT-EPM-UNIFESP. 1ed. Rio de Janeiro: DOC, 2013, p. 219-240.

2010 Autor de livro: Classificações em Ortopedia e Traumatologia. 1. ed. São Paulo: Manole, 2010. v. 1. 198 p.