Icone do agendar Agendar
consulta

Artigos e Notícias

Home / Artigos e Notícias
08mar

Icone postado por Postado por: Dr Diego Astur

Você sabia que algumas patologias do joelho são mais comuns em mulheres?

Você sabia que algumas patologias do joelho são mais comuns em mulheres? Isso ocorre devido a várias características próprias do sexo feminino. As principais lesões são: osteoartrose do joelho, lesão do ligamento cruzado anterior, e síndrome patelofemoral!

A osteoartrose é comum de surgir sem motivo prévio em mulheres com 55 anos ou mais. Nada mais é do que a degeneração da cartilagem, a capa que envolve o osso do joelho, deformando o formato do osso da coxa, o fêmur, e o formato do osso da perna, a tíbia. O resultado são deformidades do membro inferior, dor constante no joelho, inclusive durante o repouso, além de incapacidade funcional cada vez mais frequente. Nos estágios iniciais, o tratamento conservador com fisioterapia, atividades físicas e medicações podem controlar os sintomas e evitar a progressão da doença. Nos estágios mais avançados, pode ser necessário utilizar uma prótese no joelho.

A lesão do ligamento cruzado anterior, quando comparamos homens e mulheres expostos à mesma atividade fisica, é mais comum em pacientes do sexo feminino. Entre as principais razões, podemos citar as características hormonais e anatômicas, principalmente do fêmur da mulher.

Por fim, mas não menos comum, a síndrome patelofemoral. Esta é a famosa dor anterior do joelho. 80% das mulheres entre 20 e 40 anos podem sentir este incômodo. E geralmente isso ocorre porque a patela não está encaixando muito bem no fêmur, causando um processo inflamatório e lesão na cartilagem da patela, comumente chamada de condromalácea, ou condropatia patelar.

Enfim, cuidem-se e parabéns pelo seu dia!

Todos os comentários

Escreva um comentário

Comentário enviado com sucesso.

Aguarde à aprovação do mesmo!

Houve um erro ao enviar seu comentário.

Icone de carregamento