Tratamentos

Home / Tratamentos / Reconstrução do Ligamento Patelofemoral medial
Tratamento do menisco

Reconstrução do Ligamento Patelofemoral medial

Saiba mais sobre o Tratamento

Icone de tratamento do menisco
O procedimento de reconstrução do ligamento patelofemoral medial auxilia na recuperação da estabilidade perdida por provável movimento brusco da patela, como por exemplo uma luxação.

Esse ligamento é um contensor importante da patela, fazendo com que ela se mantenha no local adequado durante o movimento de flexão e extensão do joelho. Para que ocorra a reconstrução ligamentar, é necessário que alguma outra estrutura atue como o novo ligamento patelofemoral medial, uma vez que a estrutura original está roto e impossibilitada de exercer suas funções.

Geralmente, utiliza-se o tendão do músculo grácil, em um procedimento parecido com o realizado na reconstrução do ligamento cruzado anterior. Após isso, é feita uma incisão na borda medial patelar, onde dois parafusos chamados de âncoras são fixados ao osso para manter o novo ligamento firme e estável. Outra incisão é aplicada no fêmur, perto de uma saliência conhecida como epicôndilo medial, realizando-se um túnel ósseo com o auxílio de uma broca para fixar a outra extremidade do ligamento.

Nesse local, coloca-se um parafuso de interferência, que na maioria das vezes, é absorvido pelo corpo. A recuperação exige dedicação intensa na fisioterapia para o retorno ao esporte em aproximadamente 6 meses.

Agende uma consulta

Agendamento realizado com sucesso.

Aguarde, entraremos em contato!

Houve um erro ao realizar seu agendamento.

Icone de carregamento