Tratamentos

Home / tratamentos / Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior
Tratamento do menisco

Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior

Saiba mais sobre o Tratamento

Icone de tratamento do menisco
O ligamento cruzado anterior (LCA) consiste em uma das estruturas mais lesionáveis do joelho. Normalmente relacionada a um movimento rotacional brusco e repentino, indivíduos jovens podem romper essa região durante a prática de esportes como basquete, esqui, futebol, jiu-jitsu, entre outros.

Uma das maiores preocupações do médico com este tipo de paciente é que sem o “freio” do joelho (ligamento cruzado anterior), ele vai sobrecarregar outras estruturas do joelho para suprir a ausência do ligamento. Com o passar do tempo, o quadro pode evoluir para uma artrose precoce.

Atualmente, o tratamento mais indicado é a reconstrução cirúrgica do ligamento. A cirurgia de LCA com incisões de 1-2 cm é feita através de um procedimento artroscópico, onde com o auxílio de câmeras, é possível analisar toda articulação do joelho. Desse modo, é realizada uma incisão adicional para a retirada dessa estrutura que terá a função de um novo ligamento cruzado anterior.

Além disso, são confeccionados túneis ósseos na tíbia e fêmur para que seja criado um caminho para a passagem do novo ligamento semelhante a anatomia original. Por último, parafusos de diferentes características serão fixados para manter o joelho estável até a sua completa integração.

Geralmente, os enxertos utilizados para compor o novo ligamento são os tendões de músculos, semitendíneo e grácil (região posterior da coxa), ligamento patelar (região anterior da perna) e quadríceps (região anterior da coxa). O indivíduo pode se recuperar completamente da cirurgia em até 6 meses, podendo retornar às suas atividades.

Agende uma consulta

Agendamento realizado com sucesso.

Aguarde, entraremos em contato!

Houve um erro ao realizar seu agendamento.

Icone de carregamento