Problemas comuns

Home / Problemas comuns / Lesão do Ligamento Patelofemoral Medial
Tratamento do menisco

Lesão do Ligamento Patelofemoral Medial

Saiba mais sobre o Tratamento

Icone de tratamento do menisco
O ligamento patelofemoral medial (LPFM) é uma estrutura localizada em um plano inferior ao músculo vasto medial oblíquo com inserção femoral próximo ao epicôndilo medial e inserção patelar – saliência medial do fêmur –, que se estende até a metade superior da borda medial da patela.

Ele tem a função de garantir uma parcela da estabilidade medial da patela, além de ser responsável por impedir que ela lateralize indiscriminadamente. As lesões diagnosticadas no LPFM têm sido cada vez mais comuns, como decorrência do aumento do número de eventos traumáticos.

Quando o ligamento não está íntegro, portanto, ocorre o risco da patela sair da sua posição e, consequentemente, a incidência de lesões da cartilagem da patela e do fêmur tendem a ser maiores, causando dor intensa.

Nesses casos, a reconstrução ligamentar torna-se necessária. O tratamento implica na realização de procedimentos como a aplicação de enxerto, implante de fixação ou inserções ligamentares.

Vale ressaltar que é fundamental diagnosticar a causa que levou à ruptura deste ligamento para que a condição seja corrigida cirurgicamente ou não.

Agende uma consulta

Agendamento realizado com sucesso.

Aguarde, entraremos em contato!

Houve um erro ao realizar seu agendamento.

Icone de carregamento