Perguntas Frequentes

Veja as perguntas mais frequentes sobre joelho

O ligamento cruzado anterior é um freio presente no joelho. Sem ele, o joelho se apresenta desgovernado, instável, e pode favorecer o aparecimento de novas lesões


 

Sim. A condromalácea, hoje chamada de condropatia patelar tem cura nos estágios iniciais da lesão carilaginosa. A cartilagem apresenta baixa capacidade de regenaração e cicatrização. Portanto, quanto mais avançado for o estágio da lesão, mais difícil será reverter o quadro.

Não. A artrose não tem cura. Logo, precisamos tentar evitar a evolução e progressão da doença. Quando o paciente atinge estágios avançados da doença, com deformidade óssea, dor intensa, e limitaçãoo funcional da articulação, a prótese de joelho é indicada.

Não. Existem características diferentes para pacientes diferentes que sugerem que façamos a cirurgia com enxerto dos tendões flexores, ligamento patelar, tendão quadricipital, ou ainda aloenxerto.

O ligamento cruzado anterior lesado apresenta baixa capacidade de cicatrização ligamentar. Desta forma, a única forma de restabelecer a anatomia ligamentar acometida é com a reconstrução do ligamento. Se você é um paciente jovem, ativo, praticante de modalidade esportiva, não há duvidas que a cirurgia de reconstrução do LCA deve acontecer. Atualmente, em pouquíssimas situações deixamos de indicar a cirurgia.