Joelho e Esporte

Home / Joelho e Esporte

Sobre o Joelho e esporte

Articulação responsável por sustentar toda a nossa carga corporal, o joelho é uma região que sofre frequentemente com lesões e desgastes no esporte, que em muitas vezes, necessitam de intervenção cirúrgica. Atividades como futebol, vôlei, basquete, handebol, dança, motocross, ski e esportes de aventura podem colocar o joelho em risco: o trauma sobre a articulação, ou mesmo um movimento rotacional brusco pode lesionar tendões, ligamentos, meniscos, e até fraturar os ossos, situações que demandam atenção especial.

Imagem de destaque de joelho e esporte

Principais lesões nos principais esportes praticados

As lesões do joelho mais comuns no esporte são: lesão muscular, lesão ligamentar, lesão dos meniscos, e fraturas.

Podemos citar também as que ocorrem por esforço repetitivo, como a condromalácia patelar, tendinite patelar, síndrome do atrito da banda iliotibial e artrose do joelho. O tratamento de cada uma sempre vai variar de acordo com o tipo de lesão e o esporte praticado.

Futebol

Imagem de lesão futebol

O futebol é um esporte de contato e de movimentos de rotação frequentes do joelho. Com isso, o risco para lesões do joelhos aumenta: decorrente do trauma direto, podemos ter fraturas, luxações, lesões cartilaginosas. Em razão de entorses do joelho, podemos ter a lesão do ligamento cruzado anterior, lesão do ligamento colateral medial, e as lesões do menisco. Na maioria das vezes, o tratamento resulta em cirurgia e afastamento do esporte.

Corrida

A corrida é um dos esportes mais praticados nas grandes cidade. As lesões ocorrem frequentemente pela sobrecarga do joelho: movimentos repetitivos que levam as estruturas à fadiga. As principais lesões ao são: tendinite patelar, síndrome do trato iliotibial, lesão do menisco, e condropatia patelar, e fraturas por estresse (canelite).

Crossfit

Imagem de lesão futebol

Esta modalidade esportiva cada vez mais comum pode gerar lesões importantes do joelho: o numero elevado de exercícios com agachamento sobrecarregam a articulação patelofemoral. As lesões cartilaginosas da patela são muito comuns, principalmente em mulheres. Lesões por sobrecarga também são comuns.

Lutador

Artes marciais podem lesionar o joelho. A maioria delas apresenta contato físico constante, favorecendo movimentos rotacionais do joelho: fraturas, lesões ligamentares, e dos meniscos são bastante comuns. O afastamento temporário do esporte é frequente.